Os Mitos do Ringue Pinhalnovense

Não existem segredos no ringue do jardim José Maria dos Santos no Pinhal Novo. É lá que se jogam todas as tardes emocionantes jogos de puro basketball onde vale tudo!

segunda-feira, agosto 23, 2004

Universidade do Basket...

Contrariamente ao que se possa pensar, quando se debate algo como uma instalação de qualidade desportiva tal como o ringue do Pinhal Novo, por parte de sujeitos que possam não conhecer o meio e a mística que envolve tal templo, este não é um local onde unicamente se pratique desporto.

Posição ultra defensiva... ao melhor nível!

Não, devido ao factor que, tal como a maioria dos verdadeiros players do ringue sabe, este é igualmente um local de aprendizagem do mais puro e duro basket que existe. De tal modo esta escola pode ser comparada a um curso superior. Senão, vejamos como a evolução de qualquer jogador que frequente o ringue pode ser definida através da evolução do tempo.

1º ano
Introdução ao Campo (IC)
Teoria de Direitos do Rookie (TDR)
Metodologia do Jogo da Porra (MJP)
Didáctica do Lançamento Forçado (DLF)
Falta Clássica (FC)
Tecnica do Lançamento I (TL I)
Tecnica da Assistência I (TA I)
Tecnica do Ressalto I (TR I)

2º ano
Teoria do Jogo de Equipa (TJE)
Pragmática da Bandeja (PB)
Morfologia do Abafo (MA)
Insulto Contemporâneo (IC2)
Defesa I (DEF I)
Técnica do Lançamento II (TL II)
Técnica da Assistência II (TA II)
Técnica do Ressalto II (TR II)

3º ano
Didáctica da Cotovelada na Cabeça (DCC)
Defesa II (DEF II)
Manipulação do Resultado (MR)
Técnica do Lançamento III (TL III)
Técnica da Assistência III (TA III)
Técnica do Ressalto III (TR III)

4º ano
Sematologia do "Bola-Rola-Na-Mão" (SBRNM)
Seminário do Código de Vestuário (SCV)
Trash Talk Avançado (TTA)
Teoria e Técnica do "Mudar-As-Lâmpadas" (TTMAL)
Filosofia do 18-18 (F1818)
Métodos e Técnicas do Dunk (MTD)

Acho que esta forma explica a evolução do simples jovem que pretende jogar basket até atingir o estatuto de player respeitado e temido. É importante dar a conhecer que certas destas disciplinas têm precedência: o jogador que nao consiga ter uma média satifatoria em Pragmática da Bandeja (PB) não pode nunca esperar vir a efectuar Métodos e Técnicas do Dunk (MTD) como é evidente. Igualmente, quem não conseguir compreender a Teoria de Didáctica do Lançamento Forçado (TDLF) não pode nunca esperar fazer Teoria do Jogo de Equipa (TJE). E esta é dirigida a todos aqueles que julgam que o nosso magnífico ringue é apenas um espaço desportivo, sem nunca imaginarem o verdadeiro processo de aprendizagem que lá decorre...

Não podiam baixar mais a tabela?

Ah... já agora... após o 4º ano de "ringue obrigatório" há quem decida continuar a sua aprendizagem por outras paragens e jogar nas famosas equipas de basquetebol da nossa zona. Sim... claro que me estou a referir às equipas do CF Pinhalnovense ou FC Valdera!!! Meus amigos, não é uma questão de estar apto ou não... é uma questão de saber jogar 3x3 ou 5x5... e acreditem, não tem nada a ver!!! Uma coisa é certa... quem já jogou um dia no Ringue Pinhalnovense, volta sempre!!!